08/07/2013

A dieta da felicidade

Investir nos alimentos certos pode ajudar a combater o cansaço, a desmotivação e deixar os seus dias mais felizes

Não consegue mais se concentrar, anda desanimado e com vontade de sumir? Essa desmotivação pode ter a ver com a maneira com a qual  você está se alimentando. E isso está comprovado cientificamente: na Inglaterra, um estudo chamado Food and Mood Project (Projeto Comida e Bom Humor) mostrou que as mudanças na alimentação são positivas para a saúde mental. Entre 200 pessoas que fizeram a dieta recomendada, 26% relataram melhora na instabilidade emocional. Outras 24% perceberam melhora na depressão, e 26% nos ataques de pânico e ansiedade. Isso porque os alimentos certos estimulam a produção de neurotransmissores responsáveis pelo prazer e bem-estar -entre eles, a serotonina e a dopamina. Conheça alguns alimentos dessa dieta da felicidade:

Alface – tem lactucina, substância de poderoso efeito calmante.

Chocolate - tem açúcar e tirosina, que estimula a produção de serotonina, além de minerais como cobre, magnésio e manganês. Também favorece a produção de endorfina e dopamina. Escolha os que têm mais de 70% de cacau, que ainda têm propriedades antioxidantes.

Aveia – ajuda a liberar a serotonina e tem selênio, que ajuda na produção de energia do corpo.

Banana - tem carboidratos, que estimula a produção de serotonina, e vitamina B6, que dá energia.

Brócolis - tem ácido fólico, que ajuda a liberar serotonina. Ainda é bom para gestantes, já que o ácido previne problemas no sistema nervoso dos fetos.

Espinafre e folhas verdes escuras - são ricos em magnésio, que tem efeito antidepressivo. Também têm vitaminas A, C e do complexo B, que ajuda no sistema nervoso.

Oleaginosas – nozes, castanhas, amêndoas e castanha-do-pará ajudam a diminuir o estresse por causa do selênio, um poderoso antioxidante.

Laranja, maracujá e jabuticaba – essas frutas têm altas doses de vitamina C, o que previne o cansaço. A jabuticaba também tem vitaminas do complexo B.

Leite – contém tripofano, que produz efeito relaxante na musculatura.

Ovos – tem tiamina e niacina, vitaminas do complexo B que garantem o bom humor e fazem bem para a memória.

Peixes e frutos do mar – têm minerais importantes para estimular a atividade cerebral, como o selênio. Também combate o cansaço e a ansiedade. Ainda são ricos em zinco, que estimula o bom humor.

Pimenta - tem capsaicina, que estimula a produção de endorfina. Entre as melhores estão a pimenta de cheiro, a vermelha e a malagueta.

Sementes de abóbora e girassol - são ricas em tripofano, que ajudam no bom humor e a melhorar a qualidade do sono.

Além de seguir essas dicas, não se esqueça de se alimentar sempre na hora certa, sem pular as refeições por causa do trabalho ou mesmo de uma dieta para perder peso. Ficar sem comer reduz os níveis de glicose, que afeta negativamente o humor. Alimentar-se sempre nos mesmos horários cria uma rotina no corpo, que faz com que ele trabalhe corretamente – e, principalmente, evita que ele acumule gorduras.

No Angeloni você encontra tudo que precisa para ter uma alimentação equilibrada. Visite uma de nossas unidades, ou compre pelo site.

Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein

Deixe seu comentário