11/09/2015

Ovos Benedict

Assim como suas personagens, Agatha Christie também adorava essa receita clássica.

Ovos eram uma grande paixão de Agatha. e também de Miss Marple, fã dos Eggs Benedict. Papava-os sem cerimônia entre uma e outra dedução brilhante, como acontece no conto Os Três Ratos Cegos (1950), que deu origem à peça A Ratoeira. Para variar, a receita preferida de Miss Marple tampouco fora inventada em Londres, e àquela altura era reconhecida como um pedido revigorante no circuito de grandes hotéis do planeta. Rápida, saborosa e eficaz em sua função de curar ressacas.

Há algumas versões sobre sua criação.amais aceita é a de que os Ovos Benedict teriam sido feitos pela primeira vezem 1894, por sugestão de Lemuel Benedict, funcionário da bolsa de nova York, no Hotel Waldorf Astoria. Benedict, buscando curar uma ressaca das mais bravas, pediu ao maître suíço Oscar tschirky que sapecasse ovos pochê, bacon e molho hollandaise sobre
duas fatias de torrada – imaginando uma combinação cheia de proteína, gordura e carboidratos capaz de aliviar tamanho mal-estar.

A lenda continua com tschirky aprimorando a receita, trocando o pão torrado por um muffin mais fofo, colocando presunto no lugar do bacon, anunciando-a no cardápio do Waldorf – e com nome próprio: Eggs Benedict. De lá para cá, o prato ganhou inúmeras variações: Ovos Blackstone (com fatias de tomate no lugar do presunto ou do bacon), Ovos Atlantic (com salmão defumado), Portobello Benedict (com cogumelos), Huevos Benedict (com fatias de abacate), Alcachofra Benedict (com o fundo da flor em vez do pão). a receita que mostramos aqui foi cedida por Benny novak, do 210 Diner, restaurante americano, em São Paulo. Pode brilhar naquele café da manhã mais caprichado ou como prato principal em almoços e brunchs. Agatha Christie e Miss Marple aprovariam – e devorariam.

Ovos Benedict

Rendimento: 1 porção

Ovos Benedict

Ingredientes

2 ovos frescos (se preferir um prato mais leve, use apenas um ovo)

1 colher (sobremesa) de vinagre branco

2 rodelas de lombo canadense defumado

1 muffin inglês

80 ml de molho hollandaise

Molho hollandaise (480 ml)

De 3 a 4 grãos de pimenta-do-reino preta picada grosseiramente

45 ml de vinagre de vinho branco

45 ml de água

3 gemas de ovo

260 g de manteiga derretida

Pimenta branca moída a gosto

Suco de ½ limão-siciliano

Sal e pimenta gosto

Modo de preparo

Quebre cada ovo em uma xícara.Em uma caçarola com água quente, adicione 1 colher de vinagre branco. Atenção, a água não pode estar fervendo. Como auxílio de uma colher, gire levemente a água (formando redemoinho), então adicione os ovos individualmente e deixe cozinhar por 3 minutos, para formar uma gema mole. Enquanto isso, grelhe as fatias de lombo e aqueça o muffin. Para fazer o molho hollandaise, junte apimenta-do-reino e o vinagre em uma panela pequena e reduza em fogo baixo até ficar quase seca. Adicione a água à redução e coe, passando para uma tigela de aço inox. Bata as gemas coma redução e coloque em banho-maria. Cozinhe, batendo constantemente, até que os ovos engrossem. Junte a manteiga pouco a pouco, em fio fino, batendo constantemente, até que toda a manteiga tenha sido adicionada e o molho esteja grosso. Junte o suco de limão e finalize com sal e pimenta.

Montagem

Disponha o lombo grelhado sobre o pão, acomode os ovos sobre o lombo e regue com o molho hollandaise.

Reportagem publicada na revista Gastronomia ed. 3 – Sabores que aquecem. Foto Rogério Voltan/Produção culinária Janaína Resende/ Produção Camile Comandini. Nossas revistas também estão disponíveis no nosso aplicativo para tablets nos sistemas iOs e Android.

No Angeloni você encontra os melhores cortes para sua receita. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário