22/05/2015

Chá ou drinque?

Nova moda coloca bebidas alcoólicas servidas em xícaras; tendência é ideal para drinques digestivos

A xícara da vovô está deixando a cristaleira e indo para o bar. Isso mesmo. Drinques servidos em xícaras de porcelana, no melhor estilo chá das cinco, têm feito bonito em restaurantes e bares. A tendência surgiu, como não poderia deixar de ser, em Londres, a terra do chá das cinco, e vem se espalhando pelo mundo.

Aqui no Brasil, desembarcou em meio a um movimento que já vinha tirando os drinques dos copos tradicionais e transportando-os para potinhos e canecas. Há quem diga que a ideia da xícara, além de charmosa, permite realçar os aromas da bebida.

No Rio de Janeiro, o restaurante Tupac serve o seu Romerito em uma xícara. Nos ingredientes, gim, vermute rosso, suco de grapefruit, folhas de alecrim, syrup e limão.

Quer aderir à moda? Então, que tal servir drinques em belas xícaras no seu próximo jantar entre amigos? Os digestivos, ao final da refeição, são os que mais combinam com o estilo: licores de ervas, grappa, vinho do Porto, limoncello e gim, entre outros, entram nesta categoria.

Confira abaixo uma receita do Sgroppino, drinque saboroso da região do Vêneto, na Itália, que é servido após as refeições e tem propriedades digestivas.

Sgroppino*

1 porção

Ingredientes

1/3 xícara (chá) de sorvete de limão

1/3 xícara (chá) de espumante

2 colheres (sopa) de vodca

Preparo

Numa tigela, junte o sorvete de limão, o espumante e a vodca. Misture com o batedor de arame apenas para desmanchar o sorvete. Transfira para uma taça de champanhe e sirva a seguir.

*receita do site Panelinha

No Angeloni você encontra tudo para incrementar suas refeições. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário