01/03/2017

Querida, aumentei o ambiente!

Alguns truques de decoração garantem grandes transformações em um cômodo pequeno, dando a impressão de que ele é muito maior do que realmente é

Nem todo mundo pode se dar ao luxo de morar em uma casa ampla e espaçosa. Muito pelo contrário: atualmente, a tendência é de imóveis mais compactos. Mas eles não significam apertados, muito pelo contrário. A solução é abusar da criatividade, bom gosto e de alguns truques que ampliam os espaços, deixando o local aconchegante, organizado e parecendo maior do que realmente é.

Para provar que é possível aumentar um ambiente sem derrubar paredes ou fazer reformas, selecionamos dicas para transformar sua casa:

 

1 – Cores claras: sensação de amplitude


Ambientes pequenos ganham mais luminosidade e, por consequência, a impressão de que são maiores quando as paredes e o piso são de cores claras. Aqui, existem duas possiblidades: usar a mesma cor para as paredes e piso ou aplicar a mesma cor, em tons diferentes, no estilo ton sur ton. O ambiente fica clean, arejado e revitalizado com cores frias como bege, branco, off-white ou cores pastel suaves.

 

2 – Espelhos: tudo em dobro

Os espelhos são grandes aliados do décor em espaços pequenos. São charmosos, deixam o ambiente com um ar elegante e dão sensação de profundidade. A dica é usar mais de um, em molduras modernas, e colocá-los em frente à parte do cômodo que vai ser refletido.

 

3 – Cortinas: janelas bem vestidas

Para alongar o ambiente, cortinas bem compridas, do teto ao chão, são as mais usadas. As persianas garantem mais modernidade ao cômodo. As cortinas de pano devem ser leves e de estampas miúdas ou, se quiser ousar, de listras, que também ajudam a deixar as paredes mais compridas.

 

4 – Nichos e móveis: subindo pelas paredes

Se o espaço é pouco, o jeito é aproveitar as paredes. Use e abuse de nichos embutidos que vão fazer as vezes de estantes, ou local para objetos decorativos. Luminárias, TVs e prateleiras também podem ficar fixas e suspensas, rendendo mais espaço livre nas áreas de circulação.

 

5 – Móveis versáteis: várias funções em um só local

Atentos às necessidades do mercado, os designers estão cada vez mais criativos e oferecendo móveis lindos e com várias funções. Existem vários pufes e bancos que também são espaçosos armários, verdadeiros “guarda-tudo”. Uma bela estante pode se transformar também em divisória de ambiente. Um futon aconchegante de dia é sofá e à noite, vira uma cama.

 

6 – Iluminação é tudo: acenda o ambiente

Ambientes mal iluminados ficam “pesados” e parecem diminuir ainda mais o espaço. Aposte em luminárias pendentes de cores vivas e de design arrojado. Outras opções são os pontos de luz difusos e spots instalados em pontos estratégicos ou embutidos no teto. Iluminar cantinhos estratégicos também pode ampliar espaços

Na seção Casa&Bazar Angeloni você encontra tudo que precisa para decorar sua casa. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário